domingo, 4 de julho de 2010

De pernas para cima

Foto: Carla Palmeira


No aconchego de um quarto quentinho, visto minhas meias, coloco as pernas para cima e por alguns minutos faço uma viagem alucinante, o som da chuva lá fora vai diminuindo ao modo que vou entrando em transe.

Olhando para o teto o tempo passa rapidamente, posso ter ficado horas na mesma posição, a melancolia de alguns dias atrás diminui e a turbulência de preocupações tornam-se amenizadas, apesar do dia cinza consigo enxergar o colorido de uma tarde que vai embora, dando lugar a uma noite silenciosa.

Apesar de ser doce por muitas vezes, faço-me lembrar que não sou feita de açúcar e por isso saio do transe, tomo um banho "quase" frio e vou para a rua, os pares de meia me esperam, mas o reencontro com amigos é o que me dá a certeza de que sozinha nunca estarei.

"Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente! Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende! Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar. Porque amigo sofre e chora. Amigo não tem hora pra consolar! Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão! Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. Ter amigos é a melhor cumplicidade! Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!" (Machado de Assis)

Nenhum comentário: