domingo, 8 de maio de 2011

Feliz dia das Mães!


Sim! Sou mãe. Com todo o significado que essa palavra pode ter.

E o que é ser mãe?

Colocar em palavras o que é ser tal função designada pela natureza torna-se complicado, porque não poderás imprimir tanto fervor de ser o que é em apenas palavras. Mesmo assim compartilho o que é ser mãe para mim.

É dedicar, é amar incondicionalmente sendo capaz de perdoar todos os defeitos e assumir seus erros na permissividade quando ele olha daquele jeito manhoso e diz: "Deixa, vai!".

Um dia você já fez isso!

É olhar para ele e não querer sair mais nunca do seu lado, é saber que vai criar para o mundo, mas mesmo assim quer que ele continue com você, é sorrir quando ele diz que você é a melhor mãe do mundo, é chorar quando sabes que o tempo está passando e ele está ficando um rapaz, é ter medo de errar, mas mesmo assim arrisca, é estar triste quando o que você mais quer é que ele te ouça para se preparar para o percalços da vida. E ele nunca vai te ouvir, mas você vai estar lá para dar colo.

Ainda não entendia o valor da data até hoje, pois a sociedade trata como algo comercial, o que não deveria ser. É irônico o quanto é interminável nosso aprendizado, ao ouvir de alguém que ama que suas atitudes são estranhas, são diferentes, só porque você não acredita naquilo ou nisso, isso desperta uma interrogação na sua cabeça e você para pra pensar, rever alguns valores, alguns pensamentos e reformula ideias.

Recorri a internet e pesquisei. Por que hoje seria considerado o dia das mães?

Achei! E agora sim, acho muito válido comemorar, não com presentes, mas com amor, não com almoços ou jantares, mas com respeito e união, com um olhar e as palavras mais sinceras: "Mãe, eu te amo!"

"O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson" (Wikipédia)



Nenhum comentário: